Mês: Março 2022

Apresentação resultados do questionário “A Cultura e Arruda dos Vinhos” do Curt’Arruda

Apresentação resultados do questionário “A Cultura e Arruda dos Vinhos” do Curt’Arruda

Boa tarde a to@s Como me deram pouco tempo vou cortar nos agradecimentos e nas Introduções institucionais. Estamos aqui para ouvir divulgar os resultados do questionário “A Cultura e Arruda dos Vinhos”. Resultado do contributo de 434 pessoas. Para partilhar opiniões e contribuir para o 

Editorial Revista Invade

Editorial Revista Invade

Na história da humanidade há um David que nos inspira porque vence Golias. Prender o vento,agarrando-o com as mãos é e será sempre, todavia,em vão. Preservar a história é, ao invés de inglório, obrigatório. Transformar a história militar em identidade cultural, honrando o sofrimento dos que a fizeram e preservar a memória coletiva é essencial. Juntar esforços num objetivo 

Discurso abertura colóquio   “Sustentabilidade da Vinha: Caminho para o Bioterritório” |Festa da Vinha e do Vinho 2021

Discurso abertura colóquio  “Sustentabilidade da Vinha: Caminho para o Bioterritório” |Festa da Vinha e do Vinho 2021

Queria começar por agradecer aos participantes neste colóquio, “Sustentabilidade da Vinha: Caminho para o Bioterritório”, aos do Concelho… 

Engº Pedro Ribeiro Côrrea

Nico Aguiar

João Farrobilha

Aos convidados externos que com certeza nos vão trazer ensinamentos e experiências que serão muito úteis aos nossos viticultores, bem como a todos os presentes.

Ao IVV, na pessoa do seu Presidente

À CVR

E ao Engº, Nuno Oliveira

Presidente da Câmar municipal do Cadaval, Santa Casa da Misericórdia

Ao Miguel Freitas e ao Nuno Serra, que sendo de fora, já são em parte da casa e que muito nos têm apoiado no desenvolvimento do que consideramos vir a ser o projeto âncora no desenvolvimento do nosso Concelho – o ArrudaLab

E como os últimos são os primeiros, um agradecimento especial à Adega Cooperativa, na pessoa do seu Presidente, Carlos Fernandes, por nos acolher na sua casa…

O Município de Arruda dos Vinhos comemora o Dia Mundial do Enoturismo com o Colóquio “Sustentabilidade da Vinha: Caminho para o Bio território” e a inauguração da 24.ª Festa da Vinha e do Vinho. Um Colóquio sobre uma atividade que constitui um importante polo económico no Concelho.

Estamos aqui para falar da vinha, da sustentabilidade da mesma e da transição para um bio território.

Sou Arrudense, e cresci olhando ao meu redor a paisagem de um território vinhateiro. Há uma ligação umbilical e emocional dos arrudenses a esta temática.

Ao longo dos anos tenho verificado as grandes alterações deste território, da vinha, da sua produção, e do próprio consumo do produto final.

Percebemos enquanto Câmara Municipal algumas das dificuldades com que se deparam os vinicultores, os produtores, percebemos as alterações e o contexto das mesmas, como decisores políticos, estamos aqui para de alguma forma apoiar com novas ferramentas todos aqueles que vivem do sector vinícola.

Este colóquio, entendemos nós, pode ser mais um passo nesse sentido, a par da promoção que faremos ao sector com mais uma edição da Festa da Vinha e do Vinho que tem início com este colóquio, mas que terá o seu ponto alto a partir do final da tarde quando inaugurarmos o certame.

As mudanças no contexto global do nosso planeta, com as tão comentadas alterações climáticas, alteraram e continuam a alterar a produção agrícola, a vinha não é uma exceção, a sustentabilidade da mesma pode estar em causa se não alterarmos muitos dos nossos hábitos que vão desde do cultivo, à produção vinícola, e mesmo aos hábitos de consumo e aos produtos envolvidos em todo este processo.

Arruda dos Vinhos pretende, dentro dos nossos parâmetros estar na vanguarda destas alterações, precisamente por isso já temos aprovado um plano municipal de combate às alterações climáticas, mas queremos ir mais longe, queremos apoiar e trabalhar em colaboração com todos na transição para um bio território.

Mas o que é isto de bio território?

BIO-Territórios  consistem em áreas geográficas onde agricultores, cidadãos, operadores turísticos, associações e o poder local estabelecem uma parceria para a gestão sustentável dos recursos locais, dando centralidade à produção e consumo alimentar de base biológica e agro-ecológica. 

Onde agricultores e consumidores, em conjunto com o poder local, assumem uma estratégia conjunta para a Gestão Sustentável dos Recursos Ambientais, nomeadamente através de incentivos a modelos de produção agrícola mais sustentáveis. 

Fala-se em valorizar os Recursos Endógenos… 

As Bio-Regiões têm o duplo objetivo de Valorizar e Respeitar os Recursos Endógenos e Promover a Sustentabilidade Local.

Assim, a promoção dos produtos biológicos articula-se em associação com a promoção do território, dos seus recursos e das suas especificidades, com o objetivo de promover o desenvolvimento integrado e sustentável das potencialidades económicas, sociais, culturais e ambientais, com base em padrões de justiça e solidariedade. Num trajeto de recorte com influência numa economia circular.

Isto é a base do que pretendemos para o nosso território, um concelho em que a água escasseia, em que temos de olhar para a sua diversidade e de alguma forma integrar e explorar da melhor forma possível, de forma sustentável, sublinho sustentável os seus recursos.

O ArrudaLab será em nosso entender a base de sustentação de todo este trabalho que nos espera no futuro, mas para que tal aconteça precisamos do envolvimento de todos, que estou em crer irá acontecer.

Estão já a decorrer obras de requalificação antigo edifício dos passos do concelho onde ficarão instalados o laboratório, incubadora, centro de formação e centro de inovação e tecnologia.

A Quinta da Murzinheira, imóvel municipal com cerca de 30ha permitirá a disponibilização de terrenos agrícolas para a implementação de projetos de âmbito agroindustrial. 

O foco agroindustrial deste projeto permitirá valorizar os recursos endógenos (nomeadamente a vinha, a carne, as hortícolas e o pão) e assim contribuir para a riqueza do tecido económico local.

Uma palavra, também, para o ensino. Para o curso de viticultura e enologia. Para a coordenadora Rute Vítor.

Através de uma parceria entre a Câmara Municipal, a Escola Profissional Gustave Eiffel e Instituto Politécnico de Santarém, estão disponíveis em Arruda dos Vinhos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP). 

Inserido num projeto mais vasto (o ArrudaLab), estes cursos integram uma estratégia de valorização do território, nomeadamente os seus recursos humanos, endógenos e a competitividade do setor empresarial local e que conta com um vasto conjunto de parceiros locais/regionais.

Mais uma vez em nome da Câmara Municipal resta-me agradecer a presença de todos e desejar aos oradores e assistência os votos de uma boa tarde de trabalho.

Convenção Arruda com Certeza 2021

Convenção Arruda com Certeza 2021

Desporto e Lazer https://open.spotify.com/episode/3ZYeSoi3kIsK8fGVhsdGP6?si=9c1717f4a6e44050   Qualificação, Investigação, Inovação e Desenvolvimento https://open.spotify.com/episode/6vgU0fkblUhtZS3usowhOP?si=SKm5vNyqR0agDQ-fuMuJpw   Saúde e Bem-Estar https://open.spotify.com/episode/29qx4uzlZkZDTmg49MvdVo?si=AslFAk2KT7a7FF2PXaX6Dw   Emprego e Coesão Social https://open.spotify.com/episode/2eARpr5Bl1PsJMJ2dfIyXJ?si=-nPqhafZR6-m6rL1X2Tlew   Educação, Cultura e Juventude https://open.spotify.com/episode/7ySw7uEfppQShfCAD1rECt?si=h20TLDUhTcCKy8P80MIFhg   Ambiente e Alterações Climáticas https://open.spotify.com/episode/115BZlK6bH8FwyUW9Yo0C6?si=3gfy_R1nShiOovGPnyR5Wg  

Agenda Centro Cultural do Morgado nº12 abril-junho 22

Agenda Centro Cultural do Morgado nº12 abril-junho 22

O que pode ter o nosso concelho de atrativo em relação à cultura? Quais as dificuldades deste no que a esta concerne? Estas são perguntas basilares no que à cultura (nos) diz respeito. Encontrar respostas para elas é fundamental. Elas podem e devem servir para 

Arruda tem Valor 1ª edição

Arruda tem Valor 1ª edição

“Arruda tem Valor” materializa uma iniciativa do Município de Arruda dos Vinhos com o objetivo de uma aposta no incentivo e na valorização multidimensional do conhecimento e da investigação realizada por criadores com ligações ao território. Visa a constituição de valor, nomeadamente através da ampliação da massa crítica e formação de sinergias entre os sectores da educação, cultura e o universo empresarial. Pretende potenciar a atratividade do concelho de Arruda dos Vinhos com vista à captação de um maior investimento.

Através destas Jornadas pretende-se a promoção e difusão do conhecimento científico e tecnológico produzido pelos agentes locais com o objetivo claro de um incremento da autoestima concelhia e das dinâmicas locais.

Há sempre um risco acrescido quando se faz pela primeira vez. Este é motivador mas, também, assustador. Não deve ser, no entanto, paralisante apesar de a adrenalina ser maior. Exige-se racionalidade e ponderação. Pesar prós e contras. Mas, há, igualmente, um momento para pensar com o coração. Ser apaixonado. Arriscar. Ter fé. Há, do mesmo modo, circunstâncias em que impera a testosterona. Tem que se pensar com coragem. A primeira edição do “Arruda tem Valor” foi construída dessa maneira. A pensar com a cabeça, com o coração e com a coragem que se exige sempre que se quer ousar. O sentido de dever e a intenção de ir mais além oferecem a coragem e motivações necessárias. O desenvolvimento do “Arruda tem Valor” acabou simbolizando os objetivos a que ansiava, nomeadamente, o empreendedorismo e o pensar fora da caixa.

À medida que foi crescendo o “Arruda tem Valor” e que os projetos foram aparecendo, candidatura a candidatura, a curiosidade e aceitação aumentando, com a divulgação a crescer e as perguntas a chegar, o risco ficou para trás. Ou, pelo menos, passou a valer a pena e a ocupar um segundo plano. Hoje, no rescaldo da apresentação das candidaturas submetidas, a sensação de que o esforço compensou é algo que deixa uma alegria imensa e a convicção de que tudo fez sentido. Porque a intuição inicial estava certa. Há gente em Arruda com muito valor. Isso é algo fundamental e faz parte de nós.

“Arruda tem Valor” é um eco do que tem acontecido no nosso concelho no que diz respeito ao conhecimento, investigação e ao empreendedorismo que não descura a economia nem as atividades empresariais. Uma radiografia rápida de nós próprios. Uma iniciativa alicerçada numa visão estratégica em que a economia do conhecimento e o bio território são alavancas de desenvolvimento.

No final, o saldo foi positivo. Estiveram presentes áreas como a Arquitetura e Urbanismo, Ciência e Património Cultural, Arqueologia, Design de Produto, Ciência/ Saúde, Engenharia Biomédica, Sociologia (da saúde), Engenharia Biológica, Psicologia Cognitiva, Ordenamento do Território, Sustentabilidade, Ambiente.

Felizmente o receio inicial foi vencido. Realça-se o feedback de incentivo para novas edições. Para não se acabar a pensar, exclusivamente, com o umbigo e ir mais longe na vontade e necessidade de trabalhar colaborativamente. Arriscar é preciso. Ouvir o que é feito e valorizar os envolvidos imprescindível. Como lição de vida fica a convicção que motivou o Município: Arruda tem Valor.

Ebook – 1.ª edição Arruda tem Valor – 2022
Associativismo

Associativismo

O associativismo é uma matriz fundamental do concelho de Arruda dos Vinhos. Um património com décadas. Um rosto humanista diferenciador que a todos orgulha e que nos caracteriza enquanto território. Através dele quando se fecharem portas juntos abriremos janelas. Por um concelho que é de