Agenda Cultura & Eventos nº 4 outubro-dezembro
Bem-vindos à mais recente Agenda de Cultura & Eventos para o concelho de Arruda dos Vinhos. A última do ano. Repleta, esperamos, de propostas emocionantes e experiências culturais que não vão querer perder. Preparem-se para mergulhar na riqueza da arte, música, teatro, pensamento e muito mais.
A agenda de Cultura & Eventos que agora vê a luz do dia surge no arranque de mais um ano letivo. Altura sempre aliciante e desafiante em partes iguais. No momento do fecho já ocorreu a receção ao pessoal docente e não docente. As ruas estão, novamente, repletas de alunos e ganharam o habitual colorido juvenil.
Uma vez que a aprendizagem não se limita apenas às quatro paredes da escola esta agenda permite também oportunidades de enriquecimento cultural complementares aos processos educativos mais académicos. De qualquer maneira desejamos a todos um ano letivo produtivo, cheio de descobertas e realizações.
Consequência deste reinício é agora a presença nesta agenda trimestral de um momento de discussão da educação na sua vertente mais abrangente onde se incluem variáveis como a inovação, empreendedorismo, criatividade, sustentabilidade entre outras que é o EduTalksArruda que contará com a presença de um convidado de excelência: Pedro Santa Clara. No Ciclo Fora de Portas uma novidade: Poesia de Gaveta. Um projeto em linha com as iniciativas Arruda tem talento e Arruda tem Valor desta vez dedicado a todos os que escrevem para a gaveta e que terão uma oportunidade para quebrar o anonimato e partilhar os seus trabalhos em ambiente de tertúlia informal sem o constrangimento de avaliações redutoras.
Continua o Clube Leitores e da Leitura desta vez dinamizado pela Presidente da Assembleia Municipal Catarina Gaspar e o Conversas à Capela terá como mote “Fala a voz da Experiência” com convidados da Universidade das Gerações. Haverá ainda ligar para mais uma edição da Festa da Vinha e do Vinho e do Curt’Arruda, uma mostra gastronomia integrada na Rota Histórica das Linhas de Torres e terminaremos o ano com a habitual Magia do Natal com novos pontos de interesse.
Continua a aposta na cultura com mais um trimestre onde a tónica é dada à diversidade, inclusão e à participação. Assente na proximidade. Mais do que numa sazonalidade baseada em eventos. Uma proximidade cultural personalizada. Cujo vetor primeiro são os Arrudenses a quem é dada uma importante palavra quer na construção quer na dedicatória implícita porque é a si que em primeira mão a quem se dirige embora as fronteiras sejam facilmente transponíveis por todos os que nos visitam e procuram. É uma agenda de tod@s com propostas para tod@s. Obrigado pela colaboração e pelos contributos e, antecipadamente, pela presença.