Discurso de abertura da Festa da Vinha e do Vinho 2022

Bem-vindos a 25ª edição de Festa da Vinha e do Vinho de Arruda dos vinhos

 

Na pessoa do Sr. Presidente da câmara municipal cumprimentar todos os presentes (produtores, autarcas, técnicos, público em geral…

 

Como se trata de assinalar os 25 anos é importante fazer um alusão  aos mentores da Festa da Vinha e do Vinho, em especial ao vereador de então que iniciou o certame, Rogério Correia.

Há projetos que independentemente das forças políticas/partidárias que gerem os destinos da autarquia se eternizam devido à sua natureza e importância, como é o caso da Festa da Vinha e do Vinho.

Para começar uma história. Quando eu era pequeno numa certa altura do ano as estradas ficavam cheias de tratores com tinas a transbordar. Eram as vindimas.

Sentia-se o cheiro. O bulício.

Do que corta ao carrega ao que transforma todos importantes. Quem nunca ajudou os vizinhos? Quem nunca trabalhou na adega? Quem nunca vindimou na Quinta da Marinheira?

Porquê esta história? Porque somos mais do que só me aritmética das partes. Porque são precisos todos. Para fazer uma pergunta.

O investimento na festa da Vinha e do Vinho é avultado. Justifica-se?

Pensemos juntos.

A festa da Vinha e do Vinho serve para:

–  a valorização dos agentes locais e do território

– é uma estratégia de afirmação do concelho

– uma aposta cultural

– tem ligação direta com o Enoturismo – na rota do vinho – programa de visitas e provas de vinhos

– é um auxiliar importante para obviar ao muito por fazer na vertente turística

– serve para explorar as potencialidades do concelho

– afirma a coesão territorial

O investimento na festa da Vinha e do Vinho é avultado. Justifica-se? Claro.

“Como o próprio topónimo invoca, Arruda dos Vinhos é um território vinhateiro por excelência com forte tradição vitivinícola onde os diversos produtores elevam os seus hectares de vinha plantada para que possa descobrir e degustar os vinhos deste Vale Encantado, muitos deles medalhados a nível nacional e internacional.”

É um investimento feito em nome dos nossos produtores. Do turismo. Da economia local. Da identidade concelhia. De todos.

O investimento na festa da Vinha e do Vinho é avultado. Justifica-se?

Porquê uma festa de vinha e do vinho? A resposta é simples. Pelas saudades das estradas repletas de tinas cheias fazendo fila. Por um passado que nos orgulha e um futuro que já começou.

Porque somos Arruda dos vinhos.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *